TurfeOnline.com

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Banner


Home Notícias Suspeita de Mormo interrompe trânsito de animais no Jockey Club do Rio Grande do Sul

Suspeita de Mormo interrompe trânsito de animais no Jockey Club do Rio Grande do Sul

Um resultado inconclusivo para Mormo, registrado Quinta-feira (11/8) no exame do cavalo Frank Lloyd (5.Acteon Man), provocou a proibição do trânsito de eqüinos no Jockey Club do Rio Grande do Sul por tempo indeterminado.

Novos exames foram feitos no animal, que encontra-se isolado dos demais. Caso a existência da doença seja confirmada, o animal será sacrificado e a área passará por desinfecção. Se o resultado do novo exame der negativo, o trânsito de animais será regularizado imediatamente.

O Mormo ou Lamparão é uma doença infecto-contagiosa dos eqüídeos, causada pela Bactéria Burkholdelia Mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais, como cães e gatos. A contaminação acontece pelo contato com material infectante (pus, secreção nasal, urina ou fezes). O agente penetra por via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (por lesão). O germe cai na circulação sangüínea e depois alcança os órgãos, principalmente pulmões e fígado. Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia.

Compartilhe

 

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner